Pode parecer caro e difícil adaptar a casa para receber um idoso, mas existem medidas bem simples que podem ser adotadas sem pesarem no seu bolso:
1 – Instale uma campainha ao lado da cama dele e ao alcance da sua mão enquanto estiver deitado. A campainha tem que soar em um local audível para quem puder ajudá-lo, pode até ser no vizinho. Assim, se ele se sentir mal à noite ou enquanto estiver tirando um cochilo à tarde, vai poder pedir ajuda.
2 – O interruptor das luzes do quarto também pode estar ao lado da cama, em um interruptor paralelo ou chave hotel. Quando o idoso entra no seu quarto à noite, precisa acender as luzes e quando deita, pode apagá-las sem precisar levantar-se da cama. Isso evita quedas e hematomas. Se você tiver dificuldade em mandar fazer esta instalação, um abajur também pode ajudar, embora não seja o ideal.
3 – A maior parte dos acidentes domésticos, incluindo óbitos, acontece no banheiro. Por ser um espaço reduzido, quando a pessoa cai em um banheiro, pode obstruir a porta e impedir a entrada do socorro. Dependendo da queda, a pessoa precisa ficar imobilizada, o que dificulta ainda mais a abertura da porta. Nesse caso, basta inverter a instalação da porta e colocá-la abrindo para fora. Assim, em caso de queda, é possível abri -la sem problema.
Espero que estas dicas tenham sido úteis! Cuide de quem você ama!
Arquitetura Inclusiva é muito mais do que conceber espaços
acessíveis, é concebê-los com cuidado e foco em alcançar a
todos, de diferentes maneiras.
2020 – Cris Deporte Arquitetura Inclusiva – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Criattus Agência Digital