Contratar pessoa com deficiência física em empresas que possuem acima de 100 funcionários é um dever social, promove a inclusão e garante o cumprimento da legislação. Mas o ganho não é só dele, a companhia também é beneficiada com um ambiente mais heterogêneo, com diversidade e respeito ao próximo.
Antes da contratação, a empresa deve tomar algumas providências no ambiente de trabalho para torná-lo mais acessível e proporcionar independência ao futuro colaborador.
No entanto, estas providências vão além de atender à locomoção e utilização de todos os espaços através de rampas de acesso, vagas de estacionamento para deficientes físicos e banheiros adaptados. Também é necessário sensibilizar os funcionários que já trabalham na empresa e capacitar os funcionários novos.
A empresa pode realizar palestras e distribuição de materiais informando sobre a inclusão e qual o tratamento correto para os indivíduos com limitações físicas. É muito importante que este trabalho seja orientado por profissionais experientes, que possam contribuir positivamente com esta conscientização.
Para capacitar os novos colaboradores, além de treinamento e cursos específicos, pode haver a orientação de funcionários antigos que acompanhem as tarefas dos novos trabalhadores nos primeiros dias de trabalho. Esta iniciativa, além de treinar adequadamente o indivíduo, estimula a interação entre os funcionários e desenvolve as habilidades e competências dos profissionais, estimulando-os no crescimento das suas carreiras e, consequentemente, da empresa.
Arquitetura Inclusiva é muito mais do que conceber espaços
acessíveis, é concebê-los com cuidado e foco em alcançar a
todos, de diferentes maneiras.
2020 – Cris Deporte Arquitetura Inclusiva – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Criattus Agência Digital